Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Battlefield 3 chega à marca de 1,5 milhões de cópias reservadas

Pré-venda já se tornou algo extremamente popular lá fora, aqui no Brasil essa prática começou recentemente com algumas lojas e cada vez mais vai sendo difundida. Eric Brown, CEO da Electronic Arts, trouxe uma informação interessante esta semana: Battlefield 3 atingiu a marca de 1,5 milhões de cópias reservadas em todo o mundo.

Battlefield 3 chega a marca de 1,5 milhões de cópias reservadas (Foto: Divulgação)
Com esse número o título superou a pré-venda de seu antecessor Bad Company 2 no mesmo período de tempo. O que mostra bastante interesse dos jogadores em conferir quais serão as novidades na série. Além dos belos gráficos exibidos até o momento pela DICE, a pré-venda garante aos consumidores um pacote de mapas exclusivo logo no lançamento do título – Back to Karkand com 4 mapas bastante populares em Bad Company 2.

O executivo comentou sobre o número: “notem que BF3 irá incluir um pacotes de mapas se a cópia for reservada. O valor de $15 a $20 é um grande incentivo para que os jogadores realizem a pré-compra de BF3”.

Battlefield 3 tem data de lançamento oficial para 25 de Outubro no PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Lembrando que a versão de PC não será vendida no Steam e precisa do Origin para ser jogado.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Gato fofo acha que é o Homem-Aranha

Gato escala parede como se fosse o Homem-Aranha (Foto: Reprodução)

Gatinhos adoram brincar e perseguir coisas. Todo mundo que tem um em casa sabe como eles adoram seguir pontos de laser para tentar pegá-los. Mas a estrela do nosso vídeo resolveu romper limites em busca de seus objetivos. Em uma corrida, escalou uma parede e se sentiu o próprio Homem-Aranha.

O vídeo foi parar no Youtube, onde já impressionou mais de um milhão de espectadores com sua habilidade em escalar paredes e com seu maior poder: a fofura.



sábado, 10 de setembro de 2011

Neymar se junta a Cristiano Ronaldo e estrela capa do PES2012 nas Américas

A Konami anunciou que Neymar, principal atacante do Santos, está unindo-se a Cristiano Ronaldo como atleta da capa do Pro Evolution Soccer 2012, previsto para ser lançado na América no dia 27 de setembro.

Os dois jogadores representam os inúmeros avanços que o jogo oferece esse ano. A capa será exclusiva para as Américas, sendo distribuída nos EUA e países da América Latina para aumentar o apelo a esse público tão selecionado.

O Pro Evolution Soccer 2012 está previsto para ser lançado no dia 27 de setembro nos Estados Unidos para PlayStation 3, Xbox 360 e PCs com Windows. As datas de lançamento das versões do Pro Evolution Soccer 2012 para Wii, PlayStation 2 e PSP (PlayStation Portable) serão anunciadas em breve.

Detalhe interessante: Na Seleção, o Neymar só joga Fifa. O que foi revelodo por Leandro Damião na qual é fissurado no PES.

Não esqueçam de me seguir no twitter _duronaqueda

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Joystick da Atari transforma iPad em fliperama

Não há limites para o iPad, da Apple. A Atari lançou um joystick para se acoplado ao equipamento. Desta forma, acaba formando um mini fliperama retrô. Muito bacana!




O Atari Arcade – Duo Joystick Powered será vendido por US$ 60. É um periférico que funcionará perfeitamente com a app Atari’s Greatest Hits.

Não esqueçam de me seguir no twitter _duronaqueda

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Óculos 3D Sony HMZ-T1 com telas OLED

Várias empresas têm se preocupado em fazer televisões superpoderosas com HD e tecnologia 3D. Mas a Sony resolveu pensar diferente e anunciou o HMZ-T1 - um óculos 3D com telas OLED que pode substituir uma televisão.

De acordo com a Sony, hoje em dia existem pessoas que gostam de assistir filmes ou jogar video games sozinhos, diferente de antigamente, que assistir televisão era um passatempo feito em família. A Sony acredita que existe uma demanda crescente de pessoas que querem curtir seus vídeos sozinhos sem serem incomodadas por outras pessoas.

Óculos Sony HMZ (Foto: Divulgação)

Com apenas 0,7 polegadas, as telas OLED possuem 1280 × 720 de resolução cada, uma resolução impressionante se for levado em conta o seu tamanho. A Sony afirma que o óculos é capaz de simular uma tela de 750 polegadas de cinema a uma distância de 20 metros.

Esse óculos faz com que cada olho receba sua própria imagem, mas nada disso é barato. Se você pensou que um óculos 3D convencional era caro, você provavelmente não vai gostar de saber que o HMZ-T1 vai custar cerca de US$ 799. Mas esse preço é compreensível, pois a Sony praticamente fez duas telas minúsculas de 0,7 polegadas serem inseridas dentro de um óculos e o preço ainda é mais barato do que muitas televisões Bravia.

"A parte mais difícil para nós era produzir o menor aparelho possível mantendo a alta definição, e tivemos sucesso", disse Shigeru Kato, vice-presidente da Sony.

A vantagem da tecnologia OLED é que ela possui um tempo de resposta muito rápido de apenas 0,01 milissegundo, por causa disso a imagem fica mais brilhante e colorida.


O HMZ-T1 oferece suporte a filmes 3D e jogos, por isso o headset pode ser conectado ao Playstation 3 e aparelhos Blu-ray. A experiência de áudio também poderá ser alterada em quatro modos diferentes, sendo eles surround 5.1 , jogo, cinema e música.

Até agora, a Sony só anunciou o seu lançamento no Japão, no qual acontecerá em novembro.

Não esqueçam de me seguir no twitter _duronaqueda

domingo, 4 de setembro de 2011

Os times de futebol mais populares da Internet

Em tempos de redes sociais não são só as pessoas que habitam esse ambiente, canais de TV, seriados, filmes, bandas e empresas são alguns dos usuários desse universo. E os times esportivos não poderiam ficar de fora, especialmente os do esporte mais querido do planeta, o futebol.

Facebook

Barcelona no Facebook (Foto: Reprodução)

Pensando em descobrir quantos torcedores os principais times do mundo tem, o site português Futebol Finance divulgou o Futebol Facebook Rankings (FFR), uma lista com os 100 times com mais fãs no Facebook.

Os primeiros lugares são de times espanhóis e ingleses. Em primeiro, o Barcelona, time do atual melhor jogador do mundo, o argentino Leonel Messi, tem mais de 17,8 milhões de fã.

O arquirrival do Barça, o galático time espanhol Real Madrid, que conta com craques como Cristiano Ronaldo e Kaká, ficou apenas com a 3 ª posição, com seus mais 16,4 milhões de seguidores. Um pouco menos que o 2º lugar dos ingleses do Manchester United, que tiveram 16,8 milhões.

As três posições seguintes são ocupadas pelos times ingleses Arsenal (quase 6,8 milhões), Liverpool (aproximadamente 6,44 milhões) e Chelsea (6,41 milhões).

Os times brasileiros não estão muito bem posicionados, os clubes brasileiros que figuraram na lista são:

18º Corinthians com 849 mil fãs;
20º Flamengo com 744 mil seguidores;
24º São Paulo com 668 mil,
39º Palmeiras com 330 mil;
45º Vasco da Gama com 257 mil;
57º Santos com 205 mil;
79º Grêmio com 133 mil;
85º Cruzeiro com 115 mil;
86º Botafogo com 114 mil seguidores.

Orkut

Na lista dos 50 mais do Orkut algumas posições são levemente diferentes, nos 5 primeiros lugares os times são os mesmos:

1º Barça (com quase 14 milhões de fãs);
2º Manchester United (com quase 13 milhões);
3º Real Madrid (com pouco mais de 12,8 milhões);
4º Arsenal (5,6 milhões);
5º Liverpool (com pouco mais que 5,4 milhões).

O Chelsea, que no Facebook é o 6º time mais amado, no Orkut cai para a 7 ª posição, perdendo o 6º lugar para o Galatasaray da Turquia.

No Orkut, os times brasileiros que aparecem na lista são:

15º Corinthians com 533 mil fãs;
20º Flamengo com 468 mils;
31º São Paulo com 215 mil,
35º Palmeiras com 175 mil;
40º Vasco da Gama com 153 mil.

Flamengo e Corinthians: os times brasileiros mais populares (Foto: Reprodução)

Twitter

No microblog o time mais seguido na lista dos “50 mais“ é o Real Madrid (@realmadrid), com mais de 1,94 milhões de seguidores. O segundo lugar fica com o Barcelona (@fcbarcelona_es) e seus mais de 940 mil torcedores, seguido do clube inglês Arsenal (@Arsenal), com pouco mais de 750 mil fãs.

No Twitter os times brasileiros estão mais bem colocados, o Corinthians (@SiteCorinthians) é o 4º com quase 490 mil seguidores, em 5º está o Flamengo (@cr_flamengo) e seus mais de 388 mil seguidores e o São Paulo (@saopaulofc) em 6º com mais de 378 mil fãs.

Os outros times brasileiros que estão na lista são:

9º. Palmeiras (@sitepalmeiras) – 301.090 seguidores
12º. Santos (@santosfc) – 150.875 seguidores
13º. Grêmio (@gremiooficial) – 132.689 seguidores
17º. Vasco da Gama (@crvascodagama) – 89.906 seguidores
26º. Internacional (@assessoriainter) – 47.139 seguidores
34º. Sport Club do Recife (@sportrecife) – 29.594 seguidores
35º. Atlético Mineiro (@sitedogalo) – 25.012 seguidores
42º. Coritiba (@coritibaoficial) – 20.098 seguidores
43º. Bahia (@ecbahia_oficial) – 19.954 seguidores
44º. Atlético Paranaense (@atleticopr) – 19.722 seguidores

Os dados são referentes aos fãs de páginas oficiais, e o levantamento foi feito em 10 de julho desse ano.

Algumas personalidades do mundo do futebol também estão entre as mais procuradas nas redes sociais, o jogador português Cristiano Ronaldo do Real Madrid, o argentino Leonel Messi do Barcelona e os brasileiros Kaká, também do Real Madrid, e Ronaldinho Gaúcho do Flamengo, são os jogadores de futebol mais seguidos.

Dentre os técnicos Mano Menezes, da Seleção Brasileira e Wanderley Luxemburgo do Flamengo.

Obviamente os dados mudam a cada momento. E você, já segue seu time do coração em alguma rede social?

sábado, 3 de setembro de 2011

Ubisoft trará Assassin's Creed, Rayman, Rabbids e TinTim com legendas em Português

A Ubisoft deu mais um salto de fé em direção ao mercado brasileiro, anunciando que trará seus principais jogos da alta temporada com suporte a legendas em português nos consoles e PC. Estão inclusos na lista: Assassin’s Creed Revelations, Raving Rabbids: Alive & Kicking, Rayman Origins e As Aventuras de TinTim.

Assassin's Creed Revelations (Foto: Divulgação)





















O primeiro jogo a chegar é Raving Rabids – Alive & Kicking em 1° de Novembro, jogo que comemora os cinco anos dos loucos coelhos em um jogo de muita agitação para o periférico de captação de movimentos, Kinect, do Xbox 360.

Por volta do dia 15 de Novembro, Rayman Origins para Xbox 360 e Assassin’s Creed Revelations para PlayStation 3, Xbox 360 e PC também estarão disponíveis. O título de Rayman também será lançado para outros consoles, mas apenas no console da Microsoft terá legendas em português.

Em Dezembro, para acompanhar o lançamento do filme de Peter Jackson e Steven Spielberg, temos As Aventuras de Tintim para o Xbox 360 e PlayStation 3, com lançamento simultâneo ao do filme.

Essa é definitivamente uma das melhores épocas em matéria de investimentos em jogos no país. A Ubisoft acredita que o Brasil tem potencial para se tornar um dos sete maiores mercados do mundo, atingindo cinco milhões de consoles nos próximos três anos, contra os estimados dois milhões atuais.

Bertrand Chaverot, diretor geral da Ubisoft no Brasil comentou: “Os videogames precisam deixar de ser um produto de luxo para se tornarem uma diversão social de alta-tecnologia e grande emoção para todas as famílias brasileiras”.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Xbox 360 terá redução de preço e fabricação nacional

A Microsoft, que tanto andava calada nos últimos meses e sem reagir às investidas no Brasil de seus rivais Sony e Nintendo, vem trazendo excelentes novidades nos últimos dias. A redução no preço dos jogos, que agora são prensados no Brasil, já deu uma boa animada e deve ser seguido por muitas publishers no Brasil, como Ubisoft e Warner, que agora possuem a tecnologia necessária para a produção dos jogos por aqui.


Kinect e Xbox 360 Slim (Foto: Divulgação)

Mas a informação que chegou aos nossos ouvidos hoje  é que o Xbox 360 está sendo produzido no Brasil e deverá ter uma redução de preços surpreendente já para o dia das crianças em Outubro.
Das quatro versões do console disponíveis no mercado mundial, estamos sabendo informações de três deles, onde o preço ainda não é oficial e provavelmente nem final. Não sabemos se além do Xbox 360 a Microsoft irá produzir acessórios como o próprio Kinect, ou controles, headsets dentre outros. Vamos aos preços dos consoles, lembrando que os valores são estimados.

Xbox 360 com 4GB – R$ 699,00
Xbox 360 com 250GB – R$ 999,00 ou R$ 1099,00
Xbox 360 com 250GB e Kinect – R$ 1299,00

Todas essas informações provam que a Microsoft acredita que está dando muito certo investir no mercado brasileiro. O que fica faltando? Agora a Microsoft só falta lançar os jogos de Live Arcade mais rapidamente e possuir um conteúdo digital mais acessível.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Gears of War 3 terá edições Limited e Epic no Brasil

Depois da Microsoft anunciar a queda de preços e o começo da pré-venda da edição básica de Gears of War 3 por R$ 129, foi anunciado que a versão Limited Edition e a belíssima versão Epic Edition também chegarão para o mercado brasileiro, porém em quantidades limitadíssimas, mais ou menos como aconteceu com Halo: Reach.

Gears of War 3 terá edições Limited e Epic no Brasil (Foto: Divulgação)

A versão Limited Edition vem em uma lata, com uma medalha de serviço da Octus, onde vem um código inscrito que abre Adam Fenix como personagem jogável no modo multiplayer, uma bandeira COG e colecionáveis históricos do pai de Marcus, incluindo os esquemas de desenvolvimento da Hammer of Dawn. O preço dessa edição aqui no Brasil é de R$ 299,00.

A versão Epic Edition vem com tudo que terá a Limited Edition somado com uma estátua do Marcus Fenix, um livro de arte do jogo e uma coleção customizada de skins para as armas, chamado de Infected Omen Weapon Pack. O preço dessa edição aqui no Brasil é de R$ 499,00.

Não se sabe quando e onde essas versões estarão disponíveis, mas alguns boatos afirmam que quem fizer o pre-order da versão básica de R$ 129,00, poderá escolher fazer um upgrade escolhendo a versão que bem entender e pagando a diferença. Isso logicamente fica por conta de cada rede de loja. A pré-venda começou hoje nas grandes redes de loja como Walmart, UZ Games, Fnac e Saraiva.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Activision coloca a culpa da falta de criatividade na indústria nos próprios jogadores

Um problema que muitos jogadores têm reclamado na geração atual é a falta de criatividade dos jogos. Sempre saem jogos diferentes, mas com idéias parecidas, gêneros que lembram outros jogos de sucesso e coisas do tipo. Essa “crise”, na opinião de Eric Hirshberg, o CEO da Activision Publishing, acontece por causa dos próprios jogadores.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)

O executivo pensa que esse problema não acontece por culpa das produtoras, que não apresentam novas propriedades intelectuais (ou PI), mas sim por causa dos jogadores que ditam as tendências de consumo do mercado. Em entrevista no site GamesIndustry, Eric diz que os jogadores querem gastar mais tempo jogando, mas com menos jogos. Os consoles também estão vendendo cada vez mais.

Com isso, fica difícil de argumentar que a falta de criatividade seja pela falta de PIs na indústria, porque o consumidor ainda compra muito Xbox e PlayStation. Também cita como prova desses números, a comunidade de Call of Duty, que ultrapassa os 20 milhões de jogadores únicos por mês.

Então, o fato dos consumidores quererem gastar mais tempo em um único jogo reduz a demanda por novas PIs. Por isso os jogos sempre saem “parecidos” com outros títulos de sucesso. O próprio Call of Duty teve a sua “fórmula” levada para outros jogos, mesmo que em pequena proporção. Com outras franquias, o problema também ocorre. Por fim, Eric diz que há alguns anos atrás, quando não havia conectividade nos jogos, a pessoa comprava um jogo e aproveitava cada modo disponível. Mas hoje em dia quando se termina um jogo, dificilmente ele será jogado de novo. A não ser em franquias esportivas, como FIFA ou Madden.

sábado, 27 de agosto de 2011

EA acha que PS Vita tem uma chance melhor que Nintendo 3DS

O Nintendo 3DS não está tendo exatamente um ótimo começo no mercado e o pior ainda pode estar por vir, pois a concorrente Sony trará seu novo portátil, o PS Vita, em 2012. A Electronic Arts, por exemplo, acredita que o PS Vita tem uma chance melhor de dar certo do que o Nintendo 3DS.

EA acha que PS Vita tem uma chance melhor que Nintendo 3DS (Foto: Divulgação)

Os comentários vieram de Frank Gibeau, presidente da Electronic Arts, comentando: “Eu acho que a Sony tem uma chance porque eles têm algumas inovações realmente únicas no esquema de controle, a tecnologia e a tela. Agora eles têm muitos elementos sociais para que você possa realmente se comunicar com seus amigos e ser sociável”.

“Você não pode discar e colocar o aparelho na sua orelha, mas no geral eu acho que eles têm a maioria das capacidades que você encontraria em um smartphone, com algumas capacidades únicas que fazem eles se destacarem”, disse ele.

Há muitas polêmicas de que o Nintendo 3DS teria perdido mercado para os smartphones, e que portanto o PS Vita encontraria um destino semelhante com um público que não estaria mais interessado em portáteis dedicados a jogos. Mas Gibeau parece não acreditar nisso:

“Eu não acho que eles estejam no mesmo barco que o 3DS… o 3DS foi realmente uma peça interessante de tecnologia mas eu acho que houve um pouco de confusão e a proposta era um pouco diferente. Eu acho que o Vita tem uma chance melhor porque tem uma proposta mais forte no lançamento”, encerrando.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Camiseta “mágica” muda de cor com calor

Você provavelmente nunca imaginou que pudesse usar uma camisa que, dependendo da temperatura, mudasse de cor. Pode parecer ficção cientifica, mas é verdade e ela já está sendo vendida.

A Thermowear é uma camisa sensível ao calor, o que torna ela muito divertida, o que pode fazer você se transformar no centro das atenções por um bom tempo. Ao usá-la é possível mudar de cor constantemente, muito melhor do que ter aquela camisa sem graça que tem apenas uma única cor.

Camisa que muda de cor com o calor (Foto: Divulgação)

Dependendo da temperatura, apenas as suas mãos podem ser o suficiente para fazer com que a camisa mude de cor, no entanto, caso as suas mãos estejam frias, você poderá usar um secador de cabelo ou qualquer outro objeto que emita calor para a camisa.

Assista o vídeo abaixo para ver melhor como essa camisa funciona:



Querendo ou não, a Thermowear é a desculpa perfeita para pedir que a garota que você gosta coloque as mãos em você. Caso você queira fazer isso ou simplesmente usar uma camisa genial como essa, você pode comprá-la na FireBox por cerca de 17 euros.

domingo, 10 de julho de 2011

DICE detalha características das classes de Battlefield 3

Img_normal

Em uma atualização em seu blog oficial, a DICE trouxe novas informações sobre o aguardado Battlefield 3 e detalhou quatro classes que aparecerão no título. De acordo com o texto publicado pelo estúdio, Assault, Engineer, Recon e Support sofrerão mudanças.

Assaults

Prova disso é que os Assaults irão incorporar os Medics, que não estarão presentes. Segundo a desenvolvedora, esse tipo de soldado já estará preparado para situações de risco e estarão sempre carregando kits médicos e desfibriladores para ajudar outros jogadores.

Engineer

Já os Engineer trabalharão mais como mecânicos, ficando responsáveis pelo conserto de equipamentos e veículos. A diferença é que, desta vez, eles também poderão usar esse conhecimento técnico para acabar com tanques e outras armas inimigas.

Img_normal

Recon e Support

Por fim, as duas especialidades restantes, Recon e Support, também forma melhoradas em relação aos games anteriores. O primeiro, por exemplo, mantém a característica de sniper, mas terão também acesso a acessórios que vão beneficiar o trabalho em equipe de seu esquadrão. Por outro lado, o Support traz uma variedade maior de armas, já que tem um arsenal que vai desde pistolas mais simples a rifles com suporte a táticas para atrapalhar a ação dos adversários, criando um efeito de desfoque nos olhos do inimigo.

De acordo com a DICE, essas novidades adicionadas ao Suport fará com que as diferenças entre a classe e os Assaults fiquem ainda maiores, pois isso influenciará diretamente na forma com que cada soldado agirá em combate. Para o estúdio, as características de cada pelotão variam de acordo com a mobilidade das armas que eles usam e isso será fundamental na jogabilidade.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Wii U terá suporte a TVs 3D, mas não será o foco da Nintendo

A Nintendo mantém sua posição de que o efeito 3D estereoscópico só é válido se for sem óculos – tanto que criaram o 3DS a partir desta premissa. Mas e quando divulgam que seu próximo console doméstico será “mais flexível” e tentará agradar tanto os jogadores casuais quanto os hardcore, a empresa foi obrigada a ceder. Assim, foi confirmado que o Wii U terá suporte a TVs com tecnologia 3D, mas não será uma prioridade da Nintendo fazer games em 3D.

Nintendo Wii U (Foto: Divulgação)
Em entrevista ao site Mercury News, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, ao ser perguntado sobre esta possibilidade, respondeu: “Se você ligar o Wii U em uma TV capaz de exibir imagens em 3D, então sim, tecnologicamente falando, será possível. Mas esta não é a área na qual iremos nos focar.” Na mesma conversa, ainda dentro da velha discussão sobre a ausência de gráficos HD no Wii, Iwata disse que “quando se trata de um console doméstico, isto depende da disponibilidade de TVs 3D nas casas, o que, infelizmente, não está expandindo o suficiente”, assim como o número de HDTVs na época do lançamento do Wii.

“Estes jogadores hardcore são os que mais esperam novidades, novas formas de entretenimento”, Iwata conclui. “E com o Wii U seremos capazes de oferecer isto a eles.” E se as desenvolvedoras de games third party reclamavam das limitações do Wii, a nova proposta é criar um console para que elas tenham toda a liberdade para criar os mais diferentes jogos. Controles de movimento, touchscreen e 3D são opcionais.

Especificamente em relação ao 3D, o posicionamento de marketing atual da Nintendo vai acabar impedindo a criação de jogos 3D para o Wii U no início. Mas isso não quer dizer que ela vai impedir que outras empresas os façam.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Mais um rumor, PlayStation 4 sairá em 2012 e com controle de movimentos, será.

Ano que vem, a Nintendo lançará um novo console doméstico, o Wii U. Mas ainda não há nada de oficial de outras gigantes de hardware. Mas, de acordo com uma empresa taiwanesa de componentes eletrônicos, a Sony estaria preparando um novo console também para 2012. E com uma novidade não muito original.

Ilustração de como seria o novo sensor de movimentos da Sony (Foto: IGN)

Esta empresa contou ao site de tecnologia DigiTimes que o PlayStation 4 terá controles de movimento com o corpo, como o Kinect da Microsoft. Devemos ficar surpresos? O PS3 já possui controle de captura de movimentos, o PlayStation Move, que é bastante similar ao Wii Remote. A revelação indica que as mesmas Foxconn e Pegatron Technology que montam atualmente o PS3 montariam o novo console.

Apesar de várias indicações anteriores que novos sistemas da Sony e da Microsoft só seriam lançados entre 2013 e 2014, fontes contaram ao DigiTimes que o PS4 começará sua produção já ao fim de 2011, para um lançamento em 2012, com 20 milhões de unidades para o estoque inicial.

Parece realmente cedo para lançar um novo console. O PS3 continua um sucesso de vendas e ainda há muitos games interessantes por vir. Além disso, no fim do ano veremos o PlayStation Vita, novo portátil da Sony. Talvez eles precisem de um período maior entre grandes lançamentos para que um não canibalize o outro. Por outro lado, se, se o DigiTimes estiver correto, a Sony poderá superar a Nintendo e a Microsoft na próxima geração de uma vez só.

Vale lembrar que a Sony prometeu uma vida de 10 anos para o PS3. Com seis anos de idade em 2012, será que a empresa continuará a lhe dar suporte por mais quatro após o lançamento do seu sucessor? Vamos aguardar por um pronunciamento oficial.

terça-feira, 28 de junho de 2011

A volta do blog, com os 20 anos de Sonic.

Arte Curiosidades 20 anos do Sonic (Foto: Arte G1)

Nascido em 1991 para ser o mascote oficial da produtora Sega, o ouriço azul Sonic foi criado com o intuito de divulgar o poder do processador do console Mega Drive. Com mais poder que o hardware da concorrente Nintendo, os gráficos "rodavam" mais rápido, fazendo com que os desenvolvedores tivessem a ideia de construir um personagem rápido, que andava em alta velocidade para completar as fases. Mas a falta de cuidado com a história do personagem a exploração pouco inteligente do universo de Sonic fez com que ele vivesse à sombra de Super Mario.

Criado para competir
Após tentar criar personagens para estrelar o game e rivalizar com o mascote da Nintendo, foi o ouriço azul da ilustração de Naoto Ohshima que foi usada no game, que teve o motor gráfico desenvolvido por Yuji Naka, design de Hirokazu Yasuhara e as músicas, clássicas entre os gamers, por Masato Nakamura. Sonic, inicialmente chamado de Mr. Neddlemouse, teve seu primeiro game para o Mega Drive lançado em 1991. Versões para o Master System, console de 8-bit da Sega, e para o portátil Game Gear vieram logo depois.

"Sonic foi um lançamento apropriado para a época, primeiro por ter conseguido uma identidade com o público juvenil. O ar descolado do personagem conseguiu conquistar jogadores na época que a geração de jogava na década de 80 deixava de ser criança", explica Kao Cyber Tokio, professor de design de games. "Em paralelo, ela era ágil, ousado e rápido, usava o grande poder de processamento do Mega Drive. Esse conjunto acabou tornando Sonic em um grande ícone".

Sega mudou o visual do Sonic: à esquerda, o estilo clássico e, à direita, o moderno (Foto: Divulgação)

"Em meados de 1993, Sonic chegou a ser mais famoso e reconhecido pelas crianças do que Mario e Mickey", conta Steven Poole, autor do livro “Trigger happy” e colunista da revista especializada em games Edge. Produtos diversos como bonecos, histórias em quadrinhos e desenho animado ajudaram a popularizar o Sonic e seus amigos como Tails, a raposa de duas caudas, Knuckles, Amy, sua namorada, entre outros.

Sonic em seu momento mais marcante: correr na fase Green Hill Zone, de 'Sonic the Hedgehog' (Foto: Divulgação)

O Sonic Team, time de produção responsável pela franquia, perdeu alguns de seus integrantes, fazendo com que os futuros jogos de Sonic perdessem sua identidade na criação. Assim, ao contrário de Super Mario, que teve seu mundo muito bem explorado pela Nintendo e por seu criador, Shigeru Miyamoto, a Sega não soube aproveitar sua maior criação.

"Ambiente do Mario é muito rico em termos de vilões e piossibilidades de ação. Mas "Sonic" foi centrado no personagem e nos seus parceiros, mas o ambiente, o seu mundo nunca foi devidamente explorado", explica Cyber. "Um dos exemplos é a conversão de animais em robôs pelo vilão da franquia, Dr. Eggman (ou Robotnik), isso nunca foi devidamente explicado nos games. Faltou enriquecer este ambiente".

Para o diretor-criativo do Alopra Estúdios, empresa de ilustração e animação para agências de publicidade, Elton Bandeira, Sonic como marca é até superior a Mario. "Mario cai na formula básica do bonequinho gordinho e fofinho, O Sonic, por ser um ouriço, com ares de porco-espinho, é repulsivo. Transformar isso em algo simpático e carismático é difícil". Ele afirma que faltou a preocupação da Sega de desenvolver a marca ao longo dos anos.

Série de erros
Após Mario ter entrado no mundo dos jogos em 3D, com "Super Mario 64", de 1996, a Sega precisava que Sonic seguisse a tendência da época. Após cancelar o primeiro game em 3D do herói para o Sega Saturn, a empresa lançou em 1999 nos Estados Unidos "Sonic Adventure". Embora muitos fãs considerem um bom game, o título não agradou a crítica da mesma forma que o jogo do rival.

"À medida que a Sega começou a fazer jogos do Sonic em 3D, eles perderam a mão", diz Cyber, "Mario conseguiu aproveitar bem a mecânica, mas Sonic não foi tão feliz". O professor de design de game conta como exemplo o game "Super Mario Bros. 2". "O jogo é péssimo porque ele é apenas uma conversão do primeiro título. Após o fracasso, Miyamoto e o time da Nintendo soube dar a volta por cima com 'Super Mario Bros. 3'. Mesmo com muitas tentativas, a Sega não conseguiu levar a série para um bom patamar".

Nessa mesma época, a Sega abandonou o visual do herói mais baixinho e gordinho e o transformou em algo mais atual e adolescente: magro, alto e com olhos verdes.


'Sonic Unleashed' tentou inovar, mas não convenceu com um Sonic que virava lobisomem (Foto: Divulgação)

Para Bandeira, a Sega ainda tem a chance de resgatar a marca. "Tentar trazer o Sonic para algo mais próximo do nosso mundo, interagir por aqui e voltar, seria uma alternativa. Embora os últimos títulos do herói tenham até vendido bem, a empresa [a Sega] perde credibilidade pois os gamers compram o conceito e não o jogo em si. Quando um novo título é anunciado, os jogadores ficam com o pé atrás".

Um dos jogos mais criticados de Sonic é "Sonic Unleashed", de 2008. No título com ação em 3D, o personagem alterna sua versão "normal" com uma de "lobisomem", chamada de "Sonic the Werehog". O professor de design de games considera esta transformação, que altera até a mecânica do game, uma piada sem graça.

Sonic se aventurou em corridas no estilo 'Mario Kart' (Foto: Divulgação)

Sonic, assim como Mario, teve jogos de corrida como "Sonic All-Stars Racing", bastante similar ao famoso "Mario Kart" e de tênis, com "Sega Superstars Tennis", parecido com "Mario Tennis". Após anos de rivalidade, os dois rivais estrelaram o mesmo game em "Mario & Sonic at the Olympic Games", de 2007, e "Mario & Sonic at the Olympic Winter Games", de 2009.






Nova 'última' chance
Para comemorar os 20 anos de Sonic, a Sega trabalha em um game que promete agradar tanto quem era fã do personagem na década de 1990 quanto quem gosta dos títulos atuais.

"Sonic Generations" une no mesmo game as duas versões do azulão, a antiga, mais gordinha, e a nova, mais magra e com olhos esverdeados. Ao escolher cada estilo do herói, a mecânica de jogo também será diferente: o Sonic "antigo" traz um esquema de fase em 2D, no estilo do Mega Drive, equanto o "novo" traz fases em 3D, com a visão em terceira pessoa.

Outro foco da Sega está em resgatar cenários clássicos e mais conhecidos pelos fãs, como a Green Hill Zone, de "Sonic the Hedgehog". Os estágios do modo clássico, embora seja possível terminá-los em poucos minutos, apresentam segredos e rotas alternativas, do mesmo modo que o game original.

Usando o Sonic atual, o game apresenta uma jogabilidade similar aos títulos da série "Sonic Adventure", com efeitos de câmera e alta velocidade, o que exige reflexos do jogador.

Além de celebrar duas décadas do ouriço azul, "Sonic Generations" pode ser a última vez que os fãs verão o personagem em sua forma clássica. O produtor do game, Takashi Izuka, diz que o herói voltou apenas para o seu aniversário e que não irá aparecer mais jogos. Mas se depender da Sega, o novo Sonic continuará estrelando novos games.

Para agradar fãs, 'Sonic Generations' une jogabilidade clássica com atual do herói (Foto: Divulgação)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Divulgado primeiro trailer de FIFA 12

Quase uma semana depois de seu rival Pro Evolution Soccer (distribuído pela Konami) divulgar o seu primeiro vídeo, foi a vez da Eletronic Arts divulgar o primeiro trailer oficial de FIFA 12.

Novo trailer de FIFA 12 foca o contato físico entre os jogadores (Foto: Reprodução)
Apesar de curto, no vídeo é possível notar o quanto FIFA 12 melhorou em relação aos gráficos, apresentando mais detalhes, tanto na feição dos jogadores, quanto nos uniformes.

No entato, o foco principal do vídeo é mostrar o quanto o game promete inovar em relação ao contato físico entre os jogadores. Nas divididas podemos perceber algo que a Eletronic Arts fez questão de frisar desde que começaram os rumores sobre as mudancas da nova versão: a possibilidade de um jogador se lesionar durante uma dividida, mesmo que está não seja feita de forma faltosa.

FIFA 12 será lançado no segundo semestre deste ano com versões confirmadas para PS3, Xbox 360 e PC.

domingo, 29 de maio de 2011

Assista ao teaser trailer de Assassin's Creed: Revelations!

Depois de colocar o jogador na pele de Altair, membro de uma liga de assassinos que luta contra os Templários em Jerusalém, e nos primeiros anos de Ezio Auditore di Firenze no clã de assassinos em plena na Itália, Assassin’s Creed: Revelations promete responder todas as perguntas deixadas sem respostas nos últimos 3 episódios da saga.

Assassin’s Creed: Revelations (Foto: Divulgação)
Sejam as questões levantadas quando as coisas começaram a ficar realmente confusas (no final de Assassin’s Creed 2), passando por Assassin’s Creed: Brotherhood, agora o jogador poderá controlar mais uma vez Ezio, dessa vez mais velho e experiente, pelas ruas de Constantinopla, numa história que não só fecha o ciclo desse personagem, como revela que a ligação entre ele, Altair, o primeiro assassino, e Desmond, o personagem controlável nos tempos atuais, é mais forte do que se imaginava.

Hoje a Ubisoft divulgou um teaser trailer com o título: “O Destino de Ezio”, que mostra de relance algumas cenas do jogo, prometendo um vídeo mais completo para o dia 06 de junho, mesmo dia da apresentação da empresa na E3, onde mais detalhes serão revelados.

Assassin’s Creed: Revelations continua a saga do clã de assassinos que luta contra os Cavaleiros Templários desde a antiguidade, numa trama que envolve além de poder e riquezas, o destino de toda a humanidade. Assim como Assassin’s Creed: Brotherhood, o novo game contará com modos multiplayer, o qual terá personagens fortemente ligadas à história já mostrada nos capítulos anteriores.

Assassin’s Creed: Revelations será lançado em novembro, para PCs, Xbox 360 e Playstation 3.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Activision divulga novo trailer de Call of Duty: Modern Warfare 3!

Depois de semanas de vazamentos de informação, confirmações e promessas, a Activision divulgou há pouco no seu canal do Youtube o trailer de anúncio de Call of Duty: Modern Warfare 3.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Divulgação)

Se os teasers e as informações que tivemos até agora já apontavam para um caos de nível mundial, o primeiro trailer mostra exatamente isso e muito mais. No novo game, as ações das edições anteriores repercutem ao ponto de estarmos em plena Terceira Guerra Mundial. Resta ao jogador, e a meia dúzia de personagens que ele controla ao longo do jogo, tentar decidir quem sairá vencedor.

Em Call of Duty: Modern Warfare 3 você controlará vários personagens que continuam a história de onde ela parou em MW2, com os Estados Unidos tentando evitar uma invasão russa, causada pelo ataque terrorista em um aeroporto em Moscou. Conforme o jogo for avançando, você assumirá o controle de novos soldados, além de velhos conhecidos das edições anteriores. O jogo terá aproximadamente 15 missões em cidades como Nova York (atacada pelos russos), Paris e Londres, tendo como última fase, Dubai.

A Activision planeja lançar Modern Warfare 3 no dia 08 de novembro, para PS3, Xbox 360 e PCs, fazendo dele mais um título para um mês já recheado de lançamentos, que terá Uncharted 3 e The Elder Scrolls V: Skyrim, entre outros games.

Só que o grande problema é que algumas semanas antes, mais precisamente no dia 14 de Outubro, a EA pretende lançar Battlefield 3, concorrente direto da franquia da Activision, e que traz conflitos semelhantes. Quem será o vencedor dessa batalha? Você prefere a franquia da EA, ou está apostando na história de Modern Warfare? Escolha as suas armas.

Clique abaixo para assistir ao trailer de Call of Duty: Modern Warfare 3.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Nova atualização pode inutilizar seu Xbox 360; Microsoft se oferece para trocá-lo

Há algum tempo surgiram rumores de que a Microsoft estaria testando um novo formato de disco, o XGD3, o qual adiciona 1 GB a mais de dados aos jogos do console e aumenta a segurança contra pirataria. Mas o que ninguém imaginava sobre o novo padrão do disco é que a atualização para dar suporte ao formato poderia inutilizar alguns modelos de Xbox 360. Rapidamente a Microsoft já se ofereceu para trocá-los.

Nova atualização pode inutilizar seu Xbox 360 (Foto: Divulgação)

“Seguindo a recente atualização do software dos nossos sistema, nós ficamos cientes de um problema impedindo um número bem pequeno de donos de Xbox 360 de rodar jogos em mídia física. O problema se manifesta como um único erro “Disc Unreadable” ou “Disc Unsupported” na tela. Também podemos detectar esse problema pela Xbox LIVE e estamos abordando os consumidores que possam ter sido impactados para substituir seu console”, disse a Microsoft.

Aparentemente o suporte ao novo padrão de disco é quase um cavalo de tróia, e a atualização tem como principal função combater a pirataria, sendo a primeira a realmente reescrever a “memória” do leitor de DVD a partir do console. Como cópias de jogos gravadas ilegalmente não reagem da mesma maneira que os originais, para piratear o Xbox 360, o comportamento do leitor era alterado pelos piratas para que assim não ligasse para essas diferenças.

A Microsoft requisitou que usuários que estejam tendo problemas após a nova atualização, entrem em contato através do link www.xbox.com/support/contact, onde a empresa iniciará um processo para trocar seu console por um Xbox 360 Slim, modelo com 250 GB de disco rígido.

Apesar da compensação, fica um certo gosto amargo na boca de saber que nessa geração as empresas podem entrar em nossas casas e inutilizar nossos videogames, desde que peçam desculpas depois.