Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Apesar de mais fina, a tela do iPad 2 é mais resistente que a do iPad original

A Apple anunciou há algumas semanas a segunda geração do iPad. Neste início de vida, é natural que comparações com o modelo anterior e até mesmo com tablets concorrentes comecem a aparecer na Internet. Já vimos o iPad 2 por dentro, comparativos de desempenho e velocidade entre os iPads — no qual o segundo modelo se sai melhor graças ao processador mais rápido –, entre outros testes. iPad 2 (Foto: Divulgação)

O comparativo feito pelo pessoal do iFixyouri, no entanto, é um pouco mais radical. Eles fizeram um ensaio de resistência com as telas das duas gerações de iPads, e o resultado foi bastante interessante. Embora a tela do iPad 2 seja cerca de 27% mais fina que o modelo anterior, ela é muito mais resistente que a do iPad original. Resistente a flexão, que fique bem claro.

O teste é simples e consiste em apoiar as extremidades das telas em duas elevações e aplicar uma força no centro do vidro com um caibro de madeira. A tela do iPad 2 resistiu a uma flexão de aproximadamente 2 ou 3 cm. Confira o vídeo abaixo:



Apesar do resultado surpreender, se analisarmos com um olhar um pouco mais crítico fica claro que uma tela mais resistente a flexão pode não ser uma grande vantagem. Afinal, para você conseguir dobrar a tela do seu iPad naquela situação, certamente outras peças do dispositivos já estarão danificadas há muito tempo.

Portanto, a única conclusão que podemos tirar desse teste é que a tela do iPad 2 é menos rígida e mais volátil que a do iPad 1. É a velha história do vidro e do alumínio. O vidro é mais duro que o alumínio, mas se você der uma pancada, qual deles se quebra mais facilmente? A resposta é um pouco óbvia, mas não custa dizer que é o vidro.

Resta saber se a tela do iPad 2 também é mais resistente a impactos, que é o que realmente interessa em dispositivos do tipo. Mas isso só vamos saber quando alguém resolver submeter os caros tablets da Apple a outro tipo de teste de resistência — e de preferência respeitando algumas normas técnicas, e não com pedaços de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário