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terça-feira, 30 de agosto de 2011

Activision coloca a culpa da falta de criatividade na indústria nos próprios jogadores

Um problema que muitos jogadores têm reclamado na geração atual é a falta de criatividade dos jogos. Sempre saem jogos diferentes, mas com idéias parecidas, gêneros que lembram outros jogos de sucesso e coisas do tipo. Essa “crise”, na opinião de Eric Hirshberg, o CEO da Activision Publishing, acontece por causa dos próprios jogadores.

Call of Duty: Modern Warfare 3 (Foto: Reprodução)

O executivo pensa que esse problema não acontece por culpa das produtoras, que não apresentam novas propriedades intelectuais (ou PI), mas sim por causa dos jogadores que ditam as tendências de consumo do mercado. Em entrevista no site GamesIndustry, Eric diz que os jogadores querem gastar mais tempo jogando, mas com menos jogos. Os consoles também estão vendendo cada vez mais.

Com isso, fica difícil de argumentar que a falta de criatividade seja pela falta de PIs na indústria, porque o consumidor ainda compra muito Xbox e PlayStation. Também cita como prova desses números, a comunidade de Call of Duty, que ultrapassa os 20 milhões de jogadores únicos por mês.

Então, o fato dos consumidores quererem gastar mais tempo em um único jogo reduz a demanda por novas PIs. Por isso os jogos sempre saem “parecidos” com outros títulos de sucesso. O próprio Call of Duty teve a sua “fórmula” levada para outros jogos, mesmo que em pequena proporção. Com outras franquias, o problema também ocorre. Por fim, Eric diz que há alguns anos atrás, quando não havia conectividade nos jogos, a pessoa comprava um jogo e aproveitava cada modo disponível. Mas hoje em dia quando se termina um jogo, dificilmente ele será jogado de novo. A não ser em franquias esportivas, como FIFA ou Madden.

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